Os mestrados da Universidade Católica do Salvador, em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, e em Planejamento Ambiental, promovem o VI Seminário Dinâmica Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, dando continuidade ao espaço acadêmico criado em 2005 a partir da cooperação com o IPPUR para formação de doutores no âmbito do programa PROCAD. Constitui, assim, mais um passo de consolidação do espaço de debates acadêmicos integrando a questão ambiental nas discussões sobre território e desenvolvimento social, como indicado pelo IV Seminário PROCAD e efetivado no V Seminário. Consolidado academicamente abre novo espaço de diálogo, desta vez entre saberes acadêmicos e não acadêmicos, por meio de intercâmbio de experiências e realização de atividades práticas. As áreas de concentração dos dois mestrados promotores do evento, tendo centralidade no planejamento, justifica esse novo espaço em coerência com o projeto pedagógico institucional de comunicar-se com a comunidade não acadêmica ouvindo e dando respostas às demandas sociais.
Ficha Técnica
Período: 07 a 09 de setembro de 2011
Coordenação Geral: Prof. Dr Sylvio Carlos Bandeira de Mello e Silva - Presidente da Comissão Organizadora
Comitê Científico
Prof. Pedro de Almeida Vasconcelos (presidente)
Prof. André Alves Portella
Profa. Angela Damasceno Ferreia
Profa. Aparecida Netto Teixeira
Profa. Barbara-Christine Marie Nentwig Silva
Profa. Cristina Maria Macêdo de Alencar
Profa. Guiomar Inês Germani
Profa. Helena Fraga Maia
Prof. Humberto Miranda do Nascimento
Prof. Juan Carlos Rossi Alva
Profa. Maria Helena Matue Ochi Flexor
Prof. Nelson Baltrusis
Profa. Silvana Sá de Carvalho
Prof. Sylvio Carlos Bandeira de Mello e Silva
Público-Alvo: Acadêmicos das áreas de ciências sociais aplicadas, humanas, ambientais e particularmente da área de planejamento urbano e regional, incluindo o turismo; profissionais das esferas governamentais, organizações não governamentais, comunitárias, de classes e demais interessados na temática do desenvolvimento socioambiental e territorial.
Local de Realização: Universidade Católica de Salvador / Multicampi
Objetivo Geral: Discutir e aprofundar a relação entre projetos de desenvolvimento e dinâmicas territoriais, materializados em políticas públicas e ações organizadas da sociedade civil na perspectiva da integração entre a sociedade e o ambiente em suas diversas expressões.
Objetivos Específicos
- Integrar pesquisadores nacionais e internacionais de diversas áreas do conhecimento em torno da temática, visando à elaboração de uma publicação com conhecimentos novos que inclua o debate teórico e contenha proposições de planejamento enquanto produtos de ciência aplicada e encaminhamentos para a pesquisa e ação.
- Estimular a apresentação e discussão de trabalhos por parte de pesquisadores de diversas instituições brasileiras, integrando as áreas de pesquisa e pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional e em Ambiente e Sociedade.
- Incentivar e apoiar a participação de estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como professores e segmentos sociais não acadêmicos.
- Contribuir para a consolidação dos mestrados em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social e em Planejamento Ambiental com vistas ao doutorado.
Sessões Temáticas
ST-1 As metrópoles e os projetos urbanos contemporâneos: impactos socioespaciais
Ementa: Esta sessão tem como objetivo proceder a uma discussão crítica acerca das novas estratégias de intervenção urbana nas metrópoles contemporâneas, sob o contexto da globalização, e os seus respectivos impactos socioespaciais. Trata-se de proceder ao debate nos planos teórico e empírico, abrangendo conceitos, discursos e práticas, acerca de questões, tais como: novos paradigmas de planejamento e formas de gestão contemporânea das cidades; projetos urbanos contemporâneos; planejamento estratégico das cidades.
Coordenação: Aparecida Netto Teixeira
Endereço eletrônico para envio de artigo: sdtds2011.st1@gmail.com.br
ST-2 Sociedade, Meio Ambiente e Planejamento Ambiental
Ementa: A sessão temática congrega trabalhos de diversas áreas de conhecimento em torno dos desafios contemporâneos para o desenvolvimento de forma articulada entre a sociedade e o meio ambiente, abrangendo temáticas como: desenvolvimento de projetos ambientais; mudanças climáticas e seus efeitos na pobreza e na saúde; estratégias para cidades sustentáveis; estudos da sustentabilidade através de índices energéticos; desenvolvimento de indicadores de qualidade ambiental urbana; ciência, tecnologia e sociedade; educação ambiental.
Coordenação: Juan Carlos Rossi Alva
Endereço eletrônico para envio de artigo: sdtds2011.st2@gmail.com.br
ST-3 Desafios socioambientais para o desenvolvimento: experiências rurais
Ementa: Essa sessão temática congrega trabalhos de sistematização crítica de experiências de desenvolvimento no mundo rural que enfrentem de forma isolada ou articulada, desafios decorrentes de regularização fundiária, regulações ambientais, identidades sociais nas políticas públicas, organização social da produção e comercialização, tensões e assimetrias entre o rural e o urbano, relações de poder entre saberes científicos e saberes não científicos, acesso às políticas públicas, riscos e eventos ambientais, usos da natureza em atividades culturais e de lazer.
Coordenação: Cristina Maria Macêdo de Alencar (UCSal), Guiomar Inês Germani, Ângela Duarte Damasceno Ferreira
Endereço eletrônico para envio de artigo: sdtds2011.st3@gmail.com.br
ST-4 Análise espacial e dinâmica territorial
Ementa: Utilização de Sistemas de Informações Geográficas em aplicações urbanas e ambientais. Processos de análise espacial com a utilização de tecnologias de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Produção de cartografia análise e de síntese aplicada a questões relacionadas à dinâmica territorial.
Coordenação: Silvana Carvalho e Barbara-Christine
Endereço eletrônico para envio de artigo: sdtds2011.st4@gmail.com.br
ST-5 A experiência, a prática e a dimensão cultural e socioambiental no tempo e no espaço
Ementa: Sob essa rubrica procura-se abordar as seguintes questões: a) Idéias, experiências, ações sobre o território, no decorrer da história, envolvendo planejamento, obras, políticas públicas, autores, atores, parcerias para configuração dos espaços urbanos, sob a perspectiva socioambiental; b) Reflexões e debates sobre o planejamento, a representação e interpretação cultural sobre a cidade, planejamento socioambiental, identidade, uso e apropriação dessa cultura.
Coordenação: Maria Helena Flexor e Pedro Vasconcelos
Endereço eletrônico para envio de artigo: sdtds2011.st5@gmail.com.br
ST-6 Governança Metropolitana, novos arranjos institucionais de gestão urbana
Ementa: A disputa por um espaço na hierarquia das cidades-globais acirra a competição entre ela em escala local, regional e nacional. Os problemas de gestão local e regional precisam ser tratados dentro dessa nova lógica mundial. Ao mesmo tempo se propaga a tese de que o planejamento racional-funcionalista não dá conta de atender às demandas das cidades nessa nova divisão social do trabalho e que as cidades procuram novos arranjos para resolução de seus problemas. Neste sentido pretendemos discutir as experiências sobre governança regional, consorciamento entre entes federativos enfim as criar uma base para o debate sobre esses “novos arranjos.”
Coordenação: Nelson Baltrusis
Endereço eletrônico para envio de artigo: sdtds2011.st6@gmail.com.br
ST-7 Direito, desenvolvimento e dinâmica socioambiental
Ementa: Congrega trabalhos que tratem de Instrumentos Jurídicos voltados à efetivação de políticas de preservação e proteção ao meio-ambiente, tendo em vista que diferentes conflitos têm decorrido do processo de desenvolvimento socioambiental. Assim, buscam-se contribuições analíticas que tratem das ferramentas e impactos jurídicos relacionadas às implicações do desenvolvimento socioambiental.
Coordenação: André Portella
Endereço eletrônico para envio de artigo: sdtds2011.st7@gmail.com.br
ST-8 Saúde pública, impactos e metodologias de avaliação ambiental
Ementa: Congrega trabalhos que examinem problemas de saúde pública decorrentes de degradações e constrangimentos socioambientais, dando-se ênfase àqueles trabalhos desenvolvidos com metodologias de avaliação capazes de instrumentalizar o planejamento ambiental, desde a formulação das políticas até o monitoramento de sua efetivação. Abrange temáticas como: mudanças climáticas e seus efeitos na saúde, modelagem como ferramenta de planejamento ambiental e manejo de biodiversidades, entre outros.
Coordenação: Cristina Alencar e Juan Alva
Endereço eletrônico para envio de artigo: sdtds2011.st8@gmail.com.br
Programação
O evento contará com Painel de Abertura, Mesas-Redondas, Sessões Temáticas com a apresentação de trabalhos previamente aprovados pela Comissão Científica, oficinas de difusão de tecnologias para desenvolvimento social e Painel de Encerramento.
Horário Atividades
Dia: 07/09/11
19:00 h
Abertura
Painel: Projetos de Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais
Painelistas: Carlos Jara (IICA / Equador) e Carlos Brandão (UNICAMP)
Coquetel
Dia: 08/09/11
A partir das 8:00 h Credenciamento
9:00 às 12:00 h Mesa Redonda I: Políticas Públicas de Desenvolvimento e Dinâmicas Socioambientais Territorializadas
14:30 às 16:30 h Sessões Temáticas simultâneas
ST- 1 As metrópoles e os projetos urbanos contemporâneos: impactos socioespaciais
ST- 2 Sociedade, meio ambiente e planejamento ambiental
ST- 3 Desafios socioambientais para o desenvolvimento: experiências rurais
ST- 4 Análise espacial e dinâmica territorial
ST- 5 A experiência, a prática e a dimensão cultural e socioambiental no tempo e no espaço
ST- 6 Governança Metropolitana, novos arranjos institucionais de gestão urbana.
ST- 7 Direito, desenvolvimento e dinâmica socioambiental
ST- 8 Saúde pública, impactos e metodologias de avaliação ambiental
17:00 às 19:00 h Oficina: Formulação de projetos para economia popular e solidária
Coordenação: Prof. Gabriel Kraychete e Profa. Cristina Alencar
19:30 às 21:00 Lançamento de Livros
Dia: 09/09/11
9:00 às 12:00 h Mesa Redonda 2: Interações entre sociedade e natureza, identidades sociais e projetos de desenvolvimento
14:30 às 16:30 h Sessões Temáticas simultâneas (continuação):
ST- 1 As metrópoles e os projetos urbanos contemporâneos: impactos socioespaciais
ST- 2 Sociedade, meio ambiente e planejamento ambiental
ST- 3 Desafios socioambientais para o desenvolvimento: experiências rurais
ST- 4 Análise espacial e dinâmica territorial
ST- 5 A experiência, a prática e a dimensão cultural e socioambiental no tempo e no espaço
ST- 6 Governança Metropolitana, novos arranjos institucionais de gestão urbana.
ST- 7 Direito, desenvolvimento e dinâmica socioambiental
ST- 8 Saúde pública, impactos e metodologias de avaliação ambiental
17:00 às 19:00 h Conferência de encerramento
Inscrição
A inscrição será feita mediante o envio de Ficha de Inscrição e comprovante de depósito de pagamento (de acordo com as respectivas categorias) para os endereços eletrônicos indicados abaixo. No caso de submissão de trabalhos, estes deverão ser encaminhados com cópia para o endereço eletrônico das respectivas Sessões Temáticas.
- Para inscrição geral e submissão de trabalho enviar e-mail para sdtds2011@gmail.com.br. O proponente deverá aguardar confirmação da sua inscrição por via eletrônica.
- Para envio de comprovante de depósito identificado e-mail para convpos@ucsal.br ou pelo fax (71) 3203-8975, aos cuidados do Setor Financeiro. Dados para Depósito: Banco Bradesco (237), Agência 3557, Conta Corrente 0021011-0.
Categorias Investimento
(até 30/04/11) Investimento
(02/05 até 30/06/11) Investimento
(a partir de 30/06/11)
Professores, pesquisadores e outros profissionais
R$ 100,00 R$ 110,00 R$ 140,00
Estudantes de pós-graduação R$ 60,00 R$ 70,00 R$ 90,00
Estudantes de graduação R$ 40,00 R$ 50,00 R$ 70,00
Inscrição Institucional R$ 300,00
Submissão de trabalhos: os trabalhos a serem apresentados oralmente no evento, deverão ser redigidos em português ou espanhol, e podem ser submetidos em duas categorias conforme possibilidade de publicação.
Categorias de submissão dos trabalhos: 1) para publicação nos anais do evento; 2) para publicação no livro da Coleção Território e Desenvolvimento Socioambiental.
Datas limites:
- Os artigos deverão ser enviados até o dia 02/05/2011 para o e-mail sdtds2011@gmail.com.br em formato PDF, indicando a Sessão Temática à qual o trabalho está vinculado, com cópia para o endereço eletrônico das respectivas Sessões Temáticas.
- A divulgação dos trabalhos selecionados será feita no dia 04/06/2011 através da página www.pos.ucsal.br/territorial e por e-mail.
Normas para apresentação dos trabalhos: o texto deve apresentar título, resumo, palavras-chave, texto propriamente dito e referências. Os trabalhos submetidos para publicação nos anais deverão ter, no mínimo 10 (dez) e no máximo, 15 (quinze) páginas e os trabalhos submetidos para publicação no livro deverão ter o mínimo de 15 (quinze) e o máximo de 30 (trinta) páginas. Nas duas categorias as páginas devem ser numeradas em algarismos arábicos no canto superior direito, estar digitado em espaço 1,5, fonte Times New Roman tamanho 12, com margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, e as notas de acordo com o sistema numérico e colocadas no final do texto após as referências. O título do trabalho deve vir em negrito, letras maiúsculas, tamanho 12, alinhamento centralizado. O uso de citações observa o sistema autor-data (SOBRENOME, ano, p.) e serão mantidas dentro do corpo do texto, com uso de aspas (se até 3 linhas) ou destacadas do corpo do texto, sem uso de aspas, tamanho 11, com recuo 3 do parágrafo/margem (se mais de 3 linhas).
Para inscrição geral e submissão de trabalho enviar e-mail para sdtds2011@gmail.com.br
Maiores Informações no site daUcsal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço livre e independente,falem a vontade , aqui a liberdade de expressão é 100% democrática e a responsabilidade total dos comentários é de quem se pronunciar!