Salvador-Bahia,,de 2015

Cultura:Briza Aziz ex aluna da Ucsal fala sobre o projeto Manzuá


Manzuá é um engradado de pesca, feito artesanalmente com talas de bambu e cipó, utilizado por pescadores da região sul da Bahia na captura de pitus e camarões. A escolha do nome para a banda se deve à sua sonoridade e faz alusão à história de Itabuna, cidade enraizada em meio ao Rio Cachoeira, rio que proporciona o sustento de vários grapiúnas.

A banda Manzuá tem pouco tempo de existência e busca encarnar a retomada do lírico, do forte, do onírico – partindo de uma mistura de sonoridades - além de participar maciçamente dos projetos e ideais de fortalecimento e incentivo e à cultura em nosso Estado.

É formada por cinco integrantes: Laísa Eça e Brisa Aziz (vocais), Marcelo Weber (baixo, cavaquinho e violão), João Solari (guitarra) e Mither (bateria e percussão), além de contar com as participações dos amigos que acrescentam seus tons nos shows.

A estrutura musical da banda reflete inúmeras influências, pois cada integrante carrega nas veias estilos diferentes e formações diversas - “O que faz com que a gente se afine é o respeito que cada um sente em relação ao que o outro traz na construção das canções e a busca pela melhor expressão sonora do que acreditamos ser interessante musicalmente, do que é nosso som”, diz Briza, uma das vocalistas da banda.

A banda Manzuá se enquadraria no filão Alternativo do cenário musical, já que mistura, em faixas autorais e covers, uma gama de gêneros - ijexá, maracatú, baião, MPB, bossa nova, blues, reggae, funk, samba-rock, rock - além de acrescentar poemas às suas apresentações declamando-as em meio às músicas.

Nestes dois anos de estrada, a banda fez apresentações, trabalhou e compôs canções, como “Tá pra Nascer”, que foi finalista do I Festival Internacional do Descobrimento, ocorrido em Porto Seguro, em 2007, e “Baianidade”, que recebeu o prêmio de segundo lugar na categoria solo do Festival Multiarte da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC, realizado em julho 2009, além de render o prêmio de cantor revelação a Mither, percussionista da banda.

Para tornar seu trabalho mais concreto e expressivo a banda Manzuá está trabalhando, construindo parcerias para a gravação do seu primeiro álbum. Fica aqui um alô àqueles que queiram participar de um projeto sólido, cultural, profissional e de qualidade.

CONTATOS PARA SHOWS: (73) 8844-5249 Laísa Eça / (73) 8824-9947 Brisa. E-MAIL: bandamanzua@gmail.com. ORKUT: http://www.orkut.com.br/MainCommunity?cmm=67528105

Briza Aziz é ex aluna da Faculdade de Direito da Universidade Católica De Salvador

Um comentário:

  1. Manzuá é uma banda de Itabuna-BA, cidade enraizada em meio ao Rio Cachoeira, local de surgimento do grupo que tem sua atual formação solidificada desde 2009 e conta com cinco integrantes: Laísa Eça e Brisa Aziz (vocais), Marcelo Weber (baixo, cavaquinho e violão), João Solari (guitarra), Mither Amorim (voz, bateria e percussão) e DJ Danley DKid.

    Esse nome foi escolhido por sua sonoridade e alusão à história da cidade, uma vez que MANZUÁ é um engradado artesanal de pesca usado principalmente na captura de pitu e camarão.

    Cada integrante possui influências e formações diversas – “mas o que faz com que a gente se afine é o respeito que cada um sente em relação ao que o outro traz na construção das canções e a busca pela melhor expressão sonora do que acreditamos ser interessante musicalmente, do que é nosso som”. Por isso Manzuá agrega o pulso do funk, do rock e do reggae à estética musical nordestina, trabalhando com diversos ritmos de matriz afro em sua estrutura musical.

    A banda Manzuá vem participando ativamente de eventos ligados a Universidades da região, principalmente a Estadual de Santa Cruz, marcando presença com apresentações na Semana de Comunicação, na Semana de Iniciação Científica, em Seminários como o de “Direitos Humanos e Multicuturalismo” e o “Ameopoema”, além de ter tido o prazer de fazer o show de reabertura da Quinta Cultural, em setembro de 2010.

    Com seu repertório diversificado e sua autenticidade, a Manzuá já faz parte do playlist de muita gente boa. Desde a primeira apresentação no Grapiúna Tênis Clube, em agosto de 2009, cresceu muito e mostrou a que veio em seus shows no Cogumelo’s Bar e na Casa Aberta em Ilhéus, no Efó Drinks em Ipiaú, na Praça Olinto Leone em Itabuna e no Luau Universitário de 2010 para citar alguns.

    Participou da composição da trilha sonora de matéria do Jornal Futura e foi a única banda convidada a apresentar-se no programa Aprovado (TV Bahia-Globo) em sua edição comemorativa dos cem anos de Itabuna, em Julho de 2010, entre outros trabalhos vinculados ao Áudio-Visual como a apresentação na MUSA (Mostra Universitária Salobrinho de Audiovisual).

    Ainda em 2010 a Manzuá venceu como uma das três bandas selecionadas na região para participar do Motiva Groove, projeto de articulação de bandas vinculado à Conexão VIVO e teve suas duas vocalistas dividindo o troféu de Melhor Intérprete Feminino do Festival Multiarte Firmino Rocha, além de ter ganhado o segundo lugar na categoria Melhor Banda.

    A banda também compôs a trilha sonora do programa “Vozes dos Ilhéus”, vencedor do prêmio Roquete Pinto de radialismo, uma série em 12 episódios que vai circular em rádios públicas de todo o Brasil e conta as histórias da região sul da Bahia e de seus povos.

    No ano de 2011 a Manzuá já rendeu bons frutos: se apresentou no III Festival do Chocolate da Bahia, um evento de alcance nacional, além de ter vencido o VI Festival Multiarte Firmino Rocha na categoria melhor banda. Suas duas vocalistas foram novamente indicadas ao prêmio de melhor intérprete.

    No momento Manzuá está concentrada na conclusão do projeto “Memórias do Rio Cachoeira”, financiado pela FUNCEB (Fundação Cultural do Estado da Bahia), onde, num trabalho em conjunto com o NúProArt (Núcleo de Produções Artísticas), produzirá o documentário que celebra a vivência do rio Cachoeira pelo itabunense. O produto final consiste em CD com 12 poemas sobre o rio, de poetas da cidade de Itabuna, transformados em canção pela banda Manzuá e DVD do documentário que trará estes poemas musicados como trilha sonora.

    Contatos:
    bandamanzua@gmail.com
    NuProArt (73) 3211-1215

    73 3211-3855 (Mither ou Brisa)
    73 9108-0191 / laisa.rtv@hotmail.com (Laísa)

    ResponderExcluir

Espaço livre e independente,falem a vontade , aqui a liberdade de expressão é 100% democrática e a responsabilidade total dos comentários é de quem se pronunciar!