Salvador-Bahia,,de 2015

Professora Edna Amado, 50 anos de dedicação

A Assistente Social e Professora da Ucsal que é referência nacional na Luta Antimanicomial, Edna Amado carinhosamente conhecia como Edinha, completou 50 anos de trabalho no Hospital Juliano Moreira (HJM) e aniversariou no mesmo dia em que recebeu o título na Câmara Municipal de Salvador (CMS), através da vereadora Aladilce Souza. A nova "Cidadã Soteropolitana" teve o reconhecimento à sua dedicação e serviço prestados na área da saúde mental.Edna Amado nasceu no recôncavo baiano, em Santo Amaro da Purificação e iniciou sua carreira de servidora pública aos 18 anos no HJM, onde, inspirada pela Assistente Social, Margarida Rego, e com o apoio da família, concluiu o curso de Serviço Social em 1972, na Universidade Católica do Salvador, onde é professora e supervisora de estágio e desde então vem desempenhando um enorme trabalho humanitário de defesa dos direitos dos portadores de transtornos mentais no Estado da Bahia,e dedica-se intensamente na implantação de Centros de Apoio Psicossocial (Caps)".

Edna Amado é fundadora do Núcleo pela Superação dos Manicômios (Nesm), filiado à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial. Edna Amado é referência nacional para profissionais e estudantes de saúde mental. "O trabalho árduo de dedicação diária que, há 50 anos, Edna Amado exerce no HJM e fora dele é admirável segundo as pessoas que como ela acreditam na luta incansável por Justiça, por igualdade e por uma vida mais digna para o nosso povo baiano e brasileiro

O mais admirável é o fato de ela levar o espírito antimanicomial para dentro de um hospital psiquiátrico e se manter vigilante todos estes anos contra a violação dos direitos dos usuários de saúde mental que causa intensa admiração em todos que trabalham ao seu lado .

Nossa cidade tem a obrigação de reconhecer a dedicação de Edna Amado, que, nos últimos 50 anos, atua no Hospital Juliano Moreira e na militância pela implantação dos Centros de Apoio Psicossocial (Caps). Assim, a vereadora Aladilce Souza justificou a concessão do Título de Cidadã de Salvador à assistente social Edna Amado Nonato,dia 30 de agosto de 2010,
às 19 horas, na Câmara Municipal de Salvador.

Estas informações foram enviadas para o Mural da Ucsal por Alunas e Ex-alunas da Ucsal que não quiseram ter seus nomes revelados mas que encontraram neste gesto singelo uma forma carinhosa para homenagear com profundo reconhecimento e respeito o grande trabalho que a Professora Edna Amado também realiza nas salas de aula em nossa Universidade Católica de Salvador.
Parabéns Professora Edinha!

6 comentários:

  1. Professora vc é referência de luta e atitude em nossa área parabéns..

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa Edna muito obrigado por passa um pouco de seus conhecimentos para mim valeuuu espero dentro em breve revê-la. beiiijos

    Pessoas como voçê que mim faz saber que estou na profissão certa ASSISTENTE SOCIAL.

    ResponderExcluir
  3. Marcela Bittencourt15 de maio de 2012 às 20:07

    Guerreira,de uma sensibilidade incrível,atuante,espelho ,referência para nossa prática e para a vida...Muita grata por sua contribuição no fazer profissional.Gratidão!

    ResponderExcluir
  4. Essa mulher é uma farsa. Quando eu li os primeiros capítulos de VERONIKA DECIDE MORRER, onde Paulo Coelho conta os princípios institucionais de Villete, eu só conseguia lembrar dessa mulher negociando com os meus pais.
    Foi por pouco que eu não fui abandonado no Juliano Moreira, mas fui levado pra lá várias vezes ao longe de vários anos, fui torturado tanto no NAC quanto no CENA (onde ela é coordenadora) e quando EU precisava de ajuda e procurei o CENA sozinho, ela se demonstrou ultrajada e todos ali insistiram que eu só seria atendido com a presença de alguém da família.

    Hoje eu tenho problemas que não tinha e não precisava ter.

    ResponderExcluir
  5. Fico tomado de um incômodo angustiante quando assisto BICHO DE SETE CABEÇAS (filme com Rodrigo Santoro, inspirado no livro CANTO DOS MALDITOS). Todas as cenas de tortura me fazem lembrar o que eu passei no HJM. A cena do médico conversando ao celular sobre a necessidade de internar mais pacientes pra conseguir mais verbas do governo sempre me faz lembrar dessa mulher nojenta com os meus pais.

    ResponderExcluir
  6. Dowglasz, Edinha é referência na luta antimanicomial, sendo radical no que diz respeito a internações hospitalares, devido a isto fundou o CENA que era um serviço substutivo em Saúde Mental, pioneiro no Brasil e modelo por muitos anos (enquanto ela esteve a frente). Acredito que você não tenha compreendido a proposta de cuidado que ela ofereceu a você e sua família e posso afirmar com todas as letras que Edna Amado JAMAIS faria isto. Primeiro pela sua trajetória contra tortura e qualquer tipo violação de direitos de pessoas com sofrimento mental, participando do fechamento de hospitais psiquiátricos e outros serviços que não ofertassem um tratamento digno, segundo, por ter sido exonerada inclusive do HJM por nunca compactuar com ações contrárias à Reforma Psiquiátrica.

    ResponderExcluir

Espaço livre e independente,falem a vontade , aqui a liberdade de expressão é 100% democrática e a responsabilidade total dos comentários é de quem se pronunciar!